Eleanor & Park - Rainbow Rowell


Eleanor é uma menina com um cabelo ruivo e indomável, peso acima da média e com um estilo próprio composto por roupas masculinas e acessórios punk. Sendo a garota nova na escola, Eleanor é vítima de olhares e pessoas maldosas que frequentemente a magoam. Em casa, ela sofre com a situação da família, e tudo de ruim que ela tentou fugir. Park é um garoto de origem coreana, filho de mãe coreana e pai americano, vive sob as expectativas do pai e o constante medo de não superá-las. Já na escola, diferentemente da Eleanor, ele não é popular, mas se dá bem com todos sem chamar a atenção.

A história se passa em 1986 e começa com Eleanor voltando a morar com sua mãe, seus irmãos e seu padastro. Já em seu primeiro dia de aula ela é zoada ao entrar no ônibus onde ninguém quer dividir o lugar com ela, até encontrar um lugar ao lado de Park que mesmo a achando super estranha não se importa em dividir mas que torce pra que ela não encha seu saco. Dias se passam, e Park que ama ouvir música no fone de ouvido e ler durante o caminho da escola, percebe que Eleanor anda lendo seus gibis pelo canto do olho e mesmo sem ainda terem se falado ele passa a emprestar seus gibis para que ela possa ler em casa. Certo dia, Park resolve puxar assunto com Eleanor e descobre que além dos gibis, os dois tem o gosto musical parecido. Com uma trilha sonora linda com as músicas de The Smiths (que eu amo) a amizade entre os dois vai crescendo.



O livro tem a narrativa intercalada entre os dois personagens principais, e eu amo isso, assim podemos ver os dois lados, pelo ponto de vista de cada um sem que fique algo repetitivo e chato. O laço de amizade que vai se fortificando ao longo da história é incrível e a gente percebe isso quando lê. Enquanto a vida da Eleanor desmorona com seus problemas familiares, a pobreza e sua mãe submissa ao padastro detestável, a amizade do Park faz parecer que ela pode sobreviver a tudo isso. Para o Park, a Eleanor o faz entender que não importam o que os outros vão achar, ele tem que escolher ser feliz. São dois adolescentes com vidas completamente diferentes que percebem que um pode salvar o outro dos seus próprios medos. 

É um livro fofo, mas também triste e com uma grande história. É quase impossível não se envolver com os personagens, sentir o que eles sentem. Eu chorei? Chorei sim. A Rainbow Rowell mostra de maneira clara o preconceito, o medo, os conflitos internos e externos dos personagens, assim como a amizade, cumplicidade e o amor dos dois. É um livro emocionante e já entrou pros meus favoritos, sim ou claro? Com certeza.


O livro foi lançado pela Editora Novo Século, tem páginas amareladas e tudo certinho na diagramação, a leitura é objetiva e flui com facilidade. E a capa? Muito lindinha.  Eleanor & Park é aquele livro que você quer saber o fim da história mas não quer que ele acabe nunca. Eu amei, e não sei porque demorei tanto para lê-lo.
"Segurar a mão de Eleanor era como segurar uma borboleta. Ou um coração a bater. Como segurar algo completo, e completamente vivo."

ISBN: 9788542801255 | Editora: Novo Século | Páginas: 328



Quem aí já leu? Conta aí nos comentários o que achou :)

Quem quiser me acompanhar nas outras redes sociais é só clicar:
Facebook ❤ Instagram ❤ Twitter ❤ Flickr ❤ Skoob

4 comentários:

  1. eu adorei sua resenha!
    já comprei ele, mas ainda n tive tempo de ler...
    hahaha

    beijos
    http://maricotacaradericota.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Maricota. Eu espero que vc goste da leitura! 😃

      Excluir
  2. Que lindo!! Você estava certa quando disse que eu iria gostar

    ResponderExcluir

Os comentários são liberados depois que eu leio. ♥