Perdão, Leonard Peacock - Matthew Quick


ISBN: 9788580573954|Editora: Intrínseca|Páginas: 224

Depois de "O Lado Bom da Vida", o autor Matthew Quick nos trás "Perdão, Leonard Peacock", um livro com uma trama delicada e complexa que incita o leitor a refletir sobre os problemas retratados na história.

A história se passa no dia do aniversário de dezoito anos do Leonard, o dia em que ele pretende matar seu ex-melhor amigo e em seguida, se matar. Antes disso, ele deseja se despedir das pessoas mais importantes em sua vida: seu vizinho, Walt, Baback, que estuda na mesma escola, seu professor Herr Silverman e Lauren, uma garota cristã por quem ele se apaixonou, e cada um, ele presenteia com algo que os faça lembrar dele.


A narrativa é em primeira pessoa intercalando fatos e memórias, composta por notas de rodapé que o próprio Leonard comenta de forma irônica e sarcástica. Confesso que, em alguns momentos eu li impacientemente essas notas por achar desnecessárias. Em outros, algumas notas retomam com profundidade algum ponto da história, e isso foi interessante. 

Conforme vamos conhecendo a história do Leonard, aos poucos, descobrimos os motivos que o levaram a  querer cometer suicídio, descobrimos um garoto que sente pelo desprezo dos pais, os traumas do passado. Descobrimos seus medos e desejos, e apesar de todo o seu sofrimento silencioso e medo de um futuro infeliz, vemos que o Leonard tenta encontrar um pouquinho de fé, que o faça ver sentido na vida.

Apesar de ser um livro pequeno e com capítulos bem curtos, eu demorei para lê-lo (culpa dos trabalhos e provas que fiz). Porém, foi uma leitura boa, um livro com uma história delicada e que o autor soube como desenvolver os temas abordados no livro: bullying, abandono familiar, preconceito e suicídio. Terminou como eu achei que iria terminar, foi um desfecho rápido, porém, eu gostaria que tivesse um pouco mais de história no final.

Minha avaliação: 4/5

E vocês, ja leram esse livro ou algum outro do autor? Se sim, o que acharam? 

Beijinhos

Para me acompanhar nas redes sociais é só clicar:
Facebook ❤ Instagram ❤ Twitter ❤ Flickr ❤ Skoob ❤ Goodreads ❤ Bloglovin

8 comentários:

  1. Olha, eu nem sabia de outro livro dele. Fiquei de pesquisar depois que reli O Lado Bom da Vida e acabei esquecendo. Fiquei super interessada por esse livro também, vou colocar na minha lista.

    Adoro esses temas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs, quando eu li o Lado Bom dá Vida, esse já tinha sido lançado porém eu não fazia ideia, só descobri "mil anos" depois. Eu espero que você goste dá leitura também ❤

      Excluir
  2. Olá flor!

    Eu não conheço a história já ouvi falar sobre o autor e o outro livro dele. Porém me chamou bastante atenção porque gosto de ler temas assim. Gosto de entender o porque as pessoas querem e tentam levar tudo para as últimas consequências. Gostei muito da sua resenha. Parece ser um ótimo livro. 😚

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gi, é um tema bem delicado e esse livro nos faz refletir sobre isso. Espero que você leia e me diz se gostou.

      Beijinhos ❤

      Excluir

  3. Eu não conhecia a história desse livro, mas fiquei curiosa para descobrir os motivos que ele levou ele a querer matar seu ex melhor amigo e depois se matar, também fiquei curiosa pra saber se ele realmente fez isso.
    Enfim já quero ler esse livro e vou anotar o nome dele aqui pra ler quando puder :)
    ótima terça
    bjo

    Tati C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati, lê sim, é uma história interessante.

      Beijinhos ❤

      Excluir
  4. Quero MUITO ler esse livro 💛
    O tema é muito interessante para mim hahaha
    Sua resenha ficou maravilhosa 💛

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada, Flá! Lê sim, e me diz se gostou, haha

    Beijinhos ❤

    ResponderExcluir

Os comentários são liberados depois que eu leio. ♥