ISBN: 9788580573954|Editora: Intrínseca|Páginas: 224
Depois de "O Lado Bom da Vida", o autor Matthew Quick nos trás "Perdão, Leonard Peacock", um livro com uma trama delicada e complexa que incita o leitor a refletir sobre os problemas retratados na história.
A história se passa no dia do aniversário de dezoito anos do Leonard, o dia em que ele pretende matar seu ex-melhor amigo e em seguida, se matar. Antes disso, ele deseja se despedir das pessoas mais importantes em sua vida: seu vizinho, Walt, Baback, que estuda na mesma escola, seu professor Herr Silverman e Lauren, uma garota cristã por quem ele se apaixonou, e cada um, ele presenteia com algo que os faça lembrar dele.
A narrativa é em primeira pessoa intercalando fatos e memórias, composta por notas de rodapé que o próprio Leonard comenta de forma irônica e sarcástica. Confesso que, em alguns momentos eu li impacientemente essas notas por achar desnecessárias. Em outros, algumas notas retomam com profundidade algum ponto da história, e isso foi interessante.
Conforme vamos conhecendo a história do Leonard, aos poucos, descobrimos os motivos que o levaram a querer cometer suicídio, descobrimos um garoto que sente pelo desprezo dos pais, os traumas do passado. Descobrimos seus medos e desejos, e apesar de todo o seu sofrimento silencioso e medo de um futuro infeliz, vemos que o Leonard tenta encontrar um pouquinho de fé, que o faça ver sentido na vida.
Apesar de ser um livro pequeno e com capítulos bem curtos, eu demorei para lê-lo (culpa dos trabalhos e provas que fiz). Porém, foi uma leitura boa, um livro com uma história delicada e que o autor soube como desenvolver os temas abordados no livro: bullying, abandono familiar, preconceito e suicídio. Terminou como eu achei que iria terminar, foi um desfecho rápido, porém, eu gostaria que tivesse um pouco mais de história no final.
Minha avaliação: 4/5
E vocês, ja leram esse livro ou algum outro do autor? Se sim, o que acharam?
Beijinhos
Para me acompanhar nas redes sociais é só clicar:
Olha, eu nem sabia de outro livro dele. Fiquei de pesquisar depois que reli O Lado Bom da Vida e acabei esquecendo. Fiquei super interessada por esse livro também, vou colocar na minha lista.
ResponderExcluirAdoro esses temas.
rsrs, quando eu li o Lado Bom dá Vida, esse já tinha sido lançado porém eu não fazia ideia, só descobri "mil anos" depois. Eu espero que você goste dá leitura também ❤
ExcluirOlá flor!
ResponderExcluirEu não conheço a história já ouvi falar sobre o autor e o outro livro dele. Porém me chamou bastante atenção porque gosto de ler temas assim. Gosto de entender o porque as pessoas querem e tentam levar tudo para as últimas consequências. Gostei muito da sua resenha. Parece ser um ótimo livro. 😚
Obrigada Gi, é um tema bem delicado e esse livro nos faz refletir sobre isso. Espero que você leia e me diz se gostou.
ExcluirBeijinhos ❤
♥
ResponderExcluirEu não conhecia a história desse livro, mas fiquei curiosa para descobrir os motivos que ele levou ele a querer matar seu ex melhor amigo e depois se matar, também fiquei curiosa pra saber se ele realmente fez isso.
Enfim já quero ler esse livro e vou anotar o nome dele aqui pra ler quando puder :)
ótima terça
bjo
Tati C.
Oi Tati, lê sim, é uma história interessante.
ExcluirBeijinhos ❤
Quero MUITO ler esse livro 💛
ResponderExcluirO tema é muito interessante para mim hahaha
Sua resenha ficou maravilhosa 💛
Muito obrigada, Flá! Lê sim, e me diz se gostou, haha
ResponderExcluirBeijinhos ❤